Vale do Quitite Sustentável

In Ações by Leandro KnoblochLeave a Comment

PROJETO DE REFLORESTAMENTO VALE DO QUITITE, JACAREPAGUÁ, RIO DE JANEIRO – RJ

Em fevereiro/17 iniciamos uma parceria com a Jungle Life através de seu representante Rodrigo Macedo, visando a recuperação da área.

Local: Vale do Quitite que é de grande importância ecológica, além de ser uma área remanescente de mata atlântica e tratar-se de um corredor natural para fauna local.

Atividades: O local possui uma grande área (aguardando georreferenciamento) a ser recuperada, para isso dividiremos os trabalhos em 3 pontos: parte alta, intermediária e baixa. Na parte mais alta do morro será preciso uma grande ação de reflorestamento, bem como a recuperação do solo, a área está completamente devastada e o solo empobrecido fez surgir um imenso capinzal. Na área intermediária existe um antigo bananal necessitando de manejo para melhoria de sua produtividade, este servirá como um gerador de renda sustentável. Na parte mais baixa será implantado um viveiro de mudas que serão utilizadas para o reflorestamento do local. Este será o 2º viveiro de germinação de mudas nativas da Mochilão Brasil, conheça o primeiro clicando aqui.

Etapas do Processo: Após o conhecimento da área iniciaremos a limpeza fazendo a remoção do Capim (panicum maximun) com o uso de roçadeiras e cabras, estas atuarão já no processo de melhoria do solo a partir da liberação do esterco. Após a remoção do capim o primeiro passo será a cobertura do solo com o uso de grama amendoim, plantada a partir de sementes. O tempo necessário para regularizar o solo servirá também para o desenvolvimento das mudas plantadas no viveiro, onde haverão espécies nativas e exóticas que serão destinadas a comercialização com valor simbólico de R$ 10,00, o intuito é de levantar recursos para o projeto.

Visando auxiliar a polinização das futuras mudas plantadas, iremos implantar logo após a construção do viveiro um borboletário, também colocaremos pequenas caixas de abelhas em locais estratégicos para formação de colmeias. O manejo do bananal existente será de grande importância no projeto, as árvores sadias existente serão mantidas no local já as comprometidas, ou que já geraram frutos, serão derrubadas e usadas para melhoria do solo. Para acelerar o processo de produção plantaremos também novas mudas. Com o bananal já em funcionamento os voluntário locais serão beneficiados com a venda da fruta, nesse estágio, com o solo já recuperado, apenas as folhas da bananeira irão para o solo, o tronco será transformado em papel ecológico, papel este especial para pintura de tela e artesanato pois o local também sediará oficinas para o aprendizado da técnica, o talo do tronco permanecerá na terra para nutrir os novos brotos, e assim teremos um bananal auto sustentável.

Ações Gerais: Além das etapas setorizadas, em todo o local será feita a sinalização das trilhas visando a orientação e também conscientização para a preservação do local, que possui diversas cascatas, poços, grutas, e galerias de rocha.

Expectativas: Recuperar um percentual da Mata Atlântica nacional e assim restaurar o ecossistema como um todo, fazendo com que ressurja boa parte da fauna que praticamente desapareceu do local devido a dificuldade de encontrar alimentos. Esperamos também aumentar os níveis de água das nascentes e cascatas bem como a sua pureza, gerar renda de forma auto sustentável para os moradores do entorno, criar uma opção de lazer saudável a população e disseminar técnicas de plantio, agro floresta e produção de papel ecológico.

Gostou? Tem algum projeto parecido? Entre em contato conosco.

E-mail: contato@mochilaobrasil.com.br

Fanpage: Mochilão Brasil

Leave a Comment