Vai trilhar? Pega aí 10 dicas top que fazem a diferença para a natureza.

In Trilhas & Hiking, TRILHAS/AVENTURAS by Leandro KnoblochLeave a Comment

SE VOCÊ PRETENDE SE AVENTURAR POR TRILHAS NA MATA, HÁ ALGUNS CUIDADOS QUE DEVE TOMAR.

É importante saber que ao entrar em um ambiente selvagem nossas ações precisam ser pensadas em prol da natureza, alguns hábitos bem comuns do nosso dia-a-dia podem trazer grandes impactos ao meio ambiente, vejamos algumas dicas básicas para trilheiros.

 

MANTENHA-SE NA TRILHA: Ao iingressar em uma trilha não procure por atalhos e não abra novos caminhos na mata, DSC_5195 1isso evita a erosão do terreno e a morte acidental de novas mudas.

NÃO LEVE ANIMAIS DOMÉSTICOS: Claro que muitos tem vontade de levar seus pets para esses “passeios”, sem dúvida eles também gostam de ir, mas não esqueça que a mata é um berço selvagem, por sua vez deixe-os em casa, eles podem assustar outros animais e também transmitir doenças e/ou contaminação através da urina, fezes e parasitas.

_DSC2366SEJA DISCRETO: Procure usar roupas de cores neutras, evite fazer barulho desnecessário e som alto, aproveite para ouvir os sons da natureza e tentar identificar os seus sinais, com um pouco de experiência é possível, por exemplo, identificar uma mudança climática. Não deixe rastros, faça o possível para que a sua presença não seja notada depois da sua passagem, isso ajudará a manter o equilíbrio da fauna. Para facilitar um eventual resgate leve com você alguma peça de roupa de cores fortes e carregue em sua mochila.

NÃO CORTE, ARRASTE OU AGRIDA: Procure ter cautela ao alterar o ambiente por onde for trilhar, se não for extremamente necessário não faça alterações, não use ferramentas de corte, não movimente troncos ou galhos, pois ao fazer esses ações você pode acabar acidentalmente com um ninho ou toca de animais, fazendo com que os filhotes muitas fezes acabem sendo abandonados.

SE FOR ACAMPAR:

ARME O ACAMPAMENTO SEMPRE A ALGUNS METROS DA ÁGUA: I_DSC1738sso ajuda a minimizar impactos relativos a erosão e contaminação.

EVITE FOGUEIRAS: Claro que para muitos acampar é sinônimo de fogueira, mas se possível utilize fogareiros, lanternas e lampiões, as fogueiras empobrecem muito o solo além é claro da fumaça que produz. Se optar pela fogueira procure fazê-la sobre pedras, isso poupará o solo além de potencializar o calor do seu fogo. É de extrema importância certificar-se de que a fogueira fique completamente apagada após o seu uso e nunca deixe restos de comida no ambiente.

NÃO QUEIME NEM ENTERRE LIXO: Animais selvagens podem ser atraídos pelo odor de seus resíduos e ao ingeri-los podem sofrer graves consequências. Lembre-se de sempre levar todo o seu “lixo” com você.

NÃO — USE PRODUTOS QUÍMICOS: Faça sempre a escolha por produtos naturais, evitealecrim hortelã sálvia todo e qualquer produto que produza espuma, como por exemplo: pasta de dente, enxaguante bucal, xampu, sabonete e detergente, se fizer uso destes, faça-o sempre longe de fontes de água. Como alternativa você pode usar: Hortelã, salvia, babosa e mel (higiene bocal), Amido de milho (cabelo e corpo).

AO DEFECAR: Dependendo do tempo de permanência inevitavelmente você terá que defecar, a forma correta de proceder é a mesma que você faz ao levar seu pet para passear, recolhendo suas fezes em embalagens apropriadas, se essa não for a sua opção ao menos enterre suas fezes em covas com no mínimo um palmo de profundidade.

LEVE SACOS EXTRAS: Praticar atividades na natureza é vida, então ajude a manter esse ambiente leve,   recolha materiais indesejados que possam estar pelo caminho, faça a diferença!

4568188

Leave a Comment